Na minha humilde opinião botaram o tal brasieiro head judge justamente para avalizar a fraude e principalmente pq tem histórico de avaliar os brasileiros sempre mal e inclusive ja teve rusga com o próprio medina.
O Medina executou os fundamentos do surf com excelencia nessa bateria.Os juizes não deveriam medir ss notas do Medina com os desempenhos do Medina no passado mas,sim com o adversário do momento.
Teve outro resultado duvidoso esse ano onde o cara deu 2 ou 3 e caiu na terceira mesmo assim recebeu nota boa, Grifin talvez.. Medina completa o aéreo e não recebe nota, caiu mas recuperou...vai entender
Boas análises, gostei do posicionamento do Robalinho , parece mais um lutando pra melhorar o julgamento no surf mundial.
O Chalita me pareceu um pouco exagerado, menos profissional nas análises, mesmo tendo razão, acho que exagerou um pouco na emoção
Não curto a incoerência nos julgamentos, concordo que Pedro, uma hora uma coisa é valorizada e outras horas outra, dependendo do atleta muitas vezes. Mas tenho um asterixo, Medina na onda toda fez uma manobra, um puta áereo, difícil, mas uma na onda. Ai que o Felipinho fez diferente mesmo na final, ele integrou os dois. Acho que sim o áereo tem que ser valorizado, mas tem que colocar na balança a onda como um todo, quantidade de manobra, qualidade, dificuldade, fluidez e velocidade, . O cara da uma manobra e pega um 9-10, a manobra tem que ser acima da curva na história do surf. Resumindo, gosto dessa valorização da construção do surf na onda como um todo, fico puto com as incoêrencias, discrepancias de julgamento.
É por isso que hoje não assisto mais esses gringos "julgando" ondas para os próprios gringos.
Parece que realmente não querem mais brasileiros no circuito.
O que poderia ser feito é um outro circuito mundial, com outros juízes, com outros lugares para competir, com novas regras, gente realmente empenhada a não denegrir o esporte.
Para mim, a wsl não tem credibilidade desde a olimpíada.
Roubaram o Medina e o cara que venceu, nem era tão bom assim.
Lamentável.
O surf levou anos pra chegar nesse patamar, tem que respeitar os atletas, respeitar os patrocinadores, ai vem esses juízes e começam a direcionar as notas, lamentável. Patrocinador não vai colocar sua marca em um esporte que é duvidoso.
Tendencioso, o Medina teve notas achatadas demais, e as ondas do Cole foram super valorizadas, o Yago fez muito mais inovador e arriscado que o Kade MAdson , uma pena , estão facilitando a vida da Clemente Storm
Toda entidade deveria passar por auditoria, ter a necessidade de se explicar.
Triste ver que eles fazem o que querem sem explicações..
Medina ganhou sem dúvida alguma.
Sinceramente eu acho que a ONDA do adversário foi bem melhor que a do Medina. Já a MANOBRA do Medina foi melhor que qualquer manobra do adversário.
1- A manobra do Medina foi de alto grau de dificuldade, mas não foi perfeitamente executada. Logo não poderia ser um high score pq se alguém fizesse a mesma manobra perfeitamente executada a diferença da nota tinha que ser absurda.
2- Foi praticamente uma onde de manobra unica: Medina deu uma passadinha depois do drop e ficou acelerando a prancha a onda toda até soltar a manobra imperfeita.
3- Nao houve variação de nada.
Ja o oponente deu varias manobras perfeitamente executadas e o link emtre elas foi perfeito, sem bater prancha, e aproveitou todo o espaco da onda com execução perfeita e tambem com variações.
Na minha opinião nem tem como comparar. A comparação que surge é do aereo. Mas no conjunto da onda, eu acho que nao tem comparação e a onda do gringo foi muito superior.
Além disso eu acho que o Medina realiza manobras muito impressionantes. Mais do que qualquer um. Porem a execução sempre parece “suja”, não é uma execução polida. Eu vejo muita diferença entre as manobras do Medina com as do Yago, Jack Robinson, Felipe Toledo e do Ethan. Todos esses me parecem bem mais polidos na execução. E eu acho que é isso que prejudica o Medina. Sem contar o surf na onda toda, ao invés de sacrificar tudo por uma unica manobra. Os demais que citei parecem surfar com a onda. Ja o Medina tem um repertório tao fera que ele acaba impondo a manobra mesmo que nao fique harmônico com a onda toda. Ele trata onda como uma pista de skate, na minha visão. E sinceramente não entendo muito porque ele ainda nao se ligou nisso porque repertório ele tem de sobra.
Acho que o Medina precisa apenas trabalhar no polimento do seu surf. E nao ficar choramingando dos juizes. Erros podem ter, mas ele tambem tem um dever de casa para fazer.
Acho que o julgamento mudou de uns anos pra cá e ele ta competindo meio fora dessa atualização. O que davam uns anos atrás nao dao mais.
“Ainda mais agradando os juízes como ele agradou, com os comentários que ele falou”??? Não Robalinho, isso está errado. O atleta tem que agradar os juízes com surf, não com palavras.
Eu sinto falta de um comentário conjunto dos juízes sobre o resultado da bateria. Acho que isso facilitaria para os atletas e para o público entender o que foi avaliado.
tenhe uma subconciente idea de que no Peru , peruanos ganhan nos Challengers, no Australia mesmo que Robalinho fala, e agora no WSL pareceria que juizes desejan que os americanos, que Colapintos etc etc tenhen que ganhar, como si fosse um libreto de uma novela de American heroes, eu acho que Rio Waide ganho tamben. Pareceria que as maniobras progresivas e radicaes nao som valorizadas pelo juizes. Si os juizes fossem objetivos outros resultados e provavelmente outros seriam os campeones... mais tambem fica certo que como voçes dizem pra vencer a um campeao tenhe que ficar super claro . Muito interesante papo. Obrigada
Em portugal foi a mesma coisa... Griffin Colapinto não completou sua onde e mesmo assim sua onde foi super valorizada!!! Independente da performance na onda, ele não conseguiu finalizar...
Gente gostaria de saber qual é o nivel de surf dos juízes. Quais são os criterios para escolha do time de juízes e o nome de todos os juízes explicito para todos verem. Falei numa outra postagem que gostaria tambem de ver a criação de uma outra liga realizada pelo um sheik dos emirados arabes simpatizante do surf e todos os brasileiros largarem a WSL. A WSL estava fudida!
Tem que prestar atenção na repimboca da parafuzeta....que foi onde que prejudicou o Medina.....e o que vocês também não viram é que a onda do gringo estava molhada que foi o que levou ele a vitória sobre o Medina.....
- Eu concordo com os comentários, mas acho que os dois principais fatores são: A nota 7.10 do Medina foi no início da bateria, quando a tendência é os juízes segurarem as notas. A 7.40 do Cole foi no final da bateria, com expectativa de virada!
- Concordo que se o full rotation tivesse entrado no somatório, ele teria ganhado! Com certeza, um aéreo bizarro do Medina, não cria o efeito UAUUUU, pois ele sempre faz vários!
INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER CAMPEONATO! O GABRIEL MEDINA É O MELHOR SURFISTA DO MUNDO A UMA DÉCADA! JÁ PROVOU O QUE TINHA QUE PROVAR! AGORA É ÓBVIO QUE VÃO PASSAR A MÃO! OS JUÍZES DA ELITE NÃO SUPORTAM, UM AÉREO FULL DAQUELE, PRA ELES, É UMA MANOBRA QUE JÁ FICOU NATURAL O MEDINA FAZER! O MEDINA PRECISA FAZER O INIMAGINÁVEL PRA TENTAR IMPRESSIONAR OS JURADOS... PALHAÇADA! SEM MAIS!...MEDINA MELHOR DO MUNDO E PONTO! FORA WSL!
O grande problema desses "analistas", técnicos de outros atletas, managers, juízes etc é acharem que absolutamente ninguém entende nada, apenas eles. Como análise das baterias, fico com as feitas pelo Bruno Bocayuva e do Ricardo Bocão.
Se todos brasileiros ficarem fora dos top5 e top10 a audiência contratos com TV...vão dar prejuízo né
Eu já parei de assistir, ao invés de divertir tá irritando .
Por fim, os juizes e Head , rasgaram o que estava Escrito!
E mais, e aquela primeira onda do Ethan 8,50 contra o Brian?!?
Brian destriu as suas ondas após esse 8,50 e levou só 7 baixo!
Ethan Campeão de Bells!
Poxa, acho massa o canal, porem creio que as opiniões pessoais a cerca do que é ou não justo, é pessoal, não deveria ser apresentada aqui no canal, fica aparente uma puxada para a favor da entidade @wsl infelizmente, sabemos que existem margens de erros sim, contudo, em varias baterias, essa margem veio a prejudicar alguns atletas, que por sua vez, treinam bastante e se empenham para dar o maximo e obterem resultados justos, fica aqui a minha opinião, forte abraço.
O surfe de Cole Houshmand mostra tudo que é errado dos EUA - agresividade para ganhar a qualqier custo; no final é um surfe feio sem conexão com a onda, exatamento o oposto de Gabriel Medina.
O mar se baseava emnoutros topos de ondas alem dessa do aereo..entao como nao surfou a onda padrao do dia ja perdeu 1,5 mais 1,5 da falha no aereo..9 menos 3 =6 e o que valeu a onda do aereo se tivesse pegado essa onda padrao de varias manobras mais o aereo seria 7,5
A VERDADE:
1- os gringos estão com medo do mercado de surfe diminuir se americanos e outros gringos não ganharem mais nessa década.
2- Então o mais óbvio é ferrar brasileiros…
3- Acho que nota de surfe deveria demorar mais pro Juíz dar a Nota e usar tecnologia.
4- Um teste pra ver se os juízes não estão fumando baseado, pq se o FDP fumou uma baga antes, pode alterar a capacidade cognitiva naquele momento.
O histórico de situações em que o Medina foi prejudicado, inclusive tirando ele da final do ano passado e das olimpíadas (depois reconquistou a vaga), são gritantes!! O evento no Surf Ranch ano passado foi uma vergonha, acho que o Medina e Ítalo foram "assaltados", e o surfe brasileiro tb , acho que não é erro sem querer, é direcionado, são erros planejados sob o meu ponto de vista! Os gringos e até a própria WSL não aguentam mais ver os brasileiros sendo campeões todos os anos! Este ano, eu acho, que a WSL já decidiu que ou um americano ou um australiano ganha o título de qualquer jeito! Estão destruindo a carreira do melhor surfista de competição do mundo, atualmente!! Medina teria chances de ganhar perto de 10 títulos mundiais em toda a carreira, mas nunca deixariam ele chegar perto do KS! KS nunca teve estes problemas e vamos combinar, depois do falecimento do Andy Irons, competia "sozinho". Por isso Slater sempre vai a favor dos julgamentos "errados", pois não admite ser superado, ainda mais por um Brasileiro!!
Para mim, sob meu ponto de vista, a WSL, por fatores políticos e econômicos, decide quem vai ganhar. Este é apenas o meu ponto de vista, se jamais ter a pretensão de ser o dono da verdade, mas posso pensar do jeito que quiser, mesmo sabendo que posso estar errado. Mas pra mim a WSL se tornou uma "farsa" no que diz respeito a julgamento e resultados, eu não acredito mais em idoneidade da instituição. Não tenho mais vontade de assistir pq penso que é td previamente decidido contra alguns e a favor de outros. Repito, é só o q penso, e sou só um entre 8 bilhoes de habitantes no planeta, mas ainda tenho direito de pensar como eu quiser. Não sou o dono da verdade, mas é assim que penso. Não tem mais graça assistir os campeonatos da WSL!!
Acredito que o esporte muda de guarda de tempos em tempos. Mas de um ano para o outro os brasileiros serem dizimados. Tem coisa errada aí. Um pais que domina uma década e cai em questão de meses. Existe sim manipulação
Desde o título forçado do Kelly sobre o Andy em Jeffrey’s bay, vc já entende que assim como a antiga asp. Eles elegem quem querem.
Porque assim como lá, o Andy vinha de um trepeat e seria o tetra e garfaram na cara dura.
Outro dia o Medina foi campeão mundial em pipe e é só assistir pra ver que a nota vem sangrando.
E na ocasião ele ganhou o campeonato, mas não venceu a etapa. Os caras são ruim.
É nítido que os brasileiros estão incomodando os americanos, australianos e etc. no surf e não e de agora. Infelizmente o surf está se sujando com esses "juízes", parciais, injustos e desonestos.
A verdade é que a wsl ta perdendo total credibilidade em seus julgamentos, não foi a primeira nem muito menos a última!
Medina foi garfado sim, e mais uma vez!
Sempre bons comentários do Robalinho e também gostei das análises do Chalita.
Já comentei antes e acredito muito na forma de pontuaçao de esportes como ginastica olimipca e saltos ornamentais, no qual há movimentos obrigatórios e seus devidos graus de dificuldade, bem como suas devidas técnicas de execução. Surfe é um esporte de muitas váriaveis abertas, vento, onda, maré etc e dificulta pra estabelecer critérios assim, mas muita coisa pode ser usada.
Aloha!
Como na política brasileira, a WSL esta relativando o critério de julgamento, para justificar a derrota de brasileiros. Medina já deveria ter pelo menos 04 ou 05 títulos mundiais, e no mínimo uma medalha de prata nas olimpíadas. O cara mais injustiçado da tour é o Gabriel Medina.
Achei Robalinho muito coerente e sensato! Br soh esta sendo prejudicado pq a juizada acha na subjetividade o nosso estilo menos polido do que os outros e eh facil usar a historia da subjetividade
Nosss meu Deus , quanto vocês estão ganhando , pelo amor de Deus , Medina ganhou disparado essa bateria , não é possível eu acho que assisti outra bateria
My suppose Gambrielle Mendino did just circumcise article 189 therebore termite his contact with (or without ha ha ) the worlds surfboarding lead. I person andy dont think the british boy won the Ms Margaret River hot. I person andy am thinking Gambrielle Midori performance much better and good strength good happiness, bud im nod the judge ha ha.Ha
Quantas baterias da WSL tem no Brasil? Oportunidade da galera fazer barulho, levantar mais a voz do que ta rolando, colar com cartaz nas etapas pra aparecer na transmissao, cagar na marmita dos juiz, essas coisas
Nessa lista que o Head Judge passa não fala sobre a escolha de ondas? Acho que quem surfa sabe que uma onda da série e maior deveria ter mais peso do que uma intermediária (por mais que possa ser uma boa onda)...
Talvez a nota tenha sido mais alta por conta do leke! Leke conta ponto entre amigos, porque não na competição?
Claro que na minha opinião o Medina surfou mais, mas quem deu o leke foi o fan dele.
“I did the mistake? This is funny. This is the worst judging I have ever seen. It’s bad for the sport. I’ve been through a lot of judging things, but maybe this is the worst one. It’s something that we gotta talk about. We pretend that it’s not happening. It’s happening. It’s bad for the sport. I just hope they can improve and get better. Hopefully they listen more to us, but it is what it is.”
(Gabriel Medina respondendo, de forma civilizada, à deselegante jornazista da WSL que foi venal em sua pergunta)
Cara, revoltante! Eu acompanho o surf, só pra você ter a noção da minha geração, desde os primeiros anos da década de 70. Eu assisti a colocação das estacas do Emissário Submarino que depois se transformou no icônico Pier de Ipanema; point que quando o vento encaixava, era uma das melhores ondas do Brasil. E acompanhei, também, o aterro na praia de Copacabana.
Só mais um pouquinho.
Tentei surfar, mas não consegui. No entanto, sempre arrebentei de peito, pegando onda de jacaré, à esquerda da Garcia ou quando entrava, à direita Anibal, quase ao centro da mesma, além da triangular e tubular onda do canto direito do Pepino. Gostava bastante de pegar na Francisco Otaviano, também, onde o fundo de areia era mais duro e propiciava altas ondas que vinham lá do pontal do Arpex. Logo, eu amava pegar body surf - o jacaré. Ah! No Diabo e na praia da Reserva, ao lado, beach break de areia bem dura. Lá, pegando onda, fui preso uma vez, juntamente com uns amigos. Nossa, bons tempos, grandes lembranças em grandes ondas.
Eu tinha uma Planonda na época. Neste período, um amigo inseparável era amicíssimo de "um cara" que conheci só de apresentar. Este "moleque", baixo, corpo seco, porém forte, tinha uma Copacabana com quilha de madeira adaptada. Rapa, Icaro, o menino simplesmente quebrava o bambu no meio, ninguém conseguia fazer o que ele realiza em cima da sua Copacabana. Sabe quem era este "menino?" Otávio Pacheco, The Legend.
Eu venho desta época. Feitas as apresentações, vamos direto à revolta, à indignação.
O atleta californiano é muito bom, mas eu mandei vários áudios, em torno dos 6 minutos finais, para um amigo que está em Riad (Arábia Saudita), flamenguista, cariocão, dizendo: a bateria não está ganha, porque eles deram um 6.98 pra virada do gringo. Se ele surfar um "embromation", vão passar a mão, lustrar a performance e limarão o Medina, alijando-o da forma mais vil que presenciei até o momento à sua disputa em Bells. Pior de tudo, eu sabia que iria dar ruim já aos 3 minutos. Fiquei nervoso e apavorado, pois o estrago já tinha sido feito, quando os "vendilhões das papeletas" sequer pontuaram o Full Rotation do Gabby.
Há os que dizem que o Medina deveria ter bloqueado. No entanto, por que ninguém fala do score alcançado pelo atleta norte-americano? Onde aquela onda mereceu um 7.47 acima dos 7.10 do Medina? Nunca! Tecnicamente, a performance foi inferior.
Eu percebi que a cama já estava armada, ao ver que o Houshmand, para avançar, precisava de, um resultado muito quebrado, indicando que teria que surfar uma onda que eu não vi, mas que os analfamáticos do STF da WSL viram.
Icaro, isso não é julgamento: é hermenêutica distorcida, manipulada.
Certa vez eu falei contigo e você concordou plenamente: há um método aritmético pronto para desqualificar uma nota alta do Gabriel.
O Sarrafo era 7.10, porém o resultado observado foi um julgamento irresponsável, delinquente.
Perder faz parte do jogo. Contudo, o Gabriel Medina não perdeu: ele foi derrotado pelo neo-inquisicionismo deste Santo e Intocável Ladro Tribunal da WSL que julgou e "justiçou" o Gabriel Medina à fogueira das águas de Bells. Ficou claro: nosso atleta é perseguido, sim. Não há mais desculpas de dizer ou fofocar, choramingar que não é perseguição. Sim! O atual Head Judge no Tribunal de seu Santo Ofício desta organização, o brasileiro Luiz 'Luli' Fernando Steffen Pereira ou o Papa Gregório IX do surf, cumpriu, acatou a missão que lhe foi dada e eliminou o Medina. Ele é uma vergonha para o surf, para o Brasil e todos os amantes do esporte.
Aloha, From Humaitá, Rio
P.S.: não assistirei mais o circuito mundial de surf. Assistirei somente as suas LIVES e outros programas, além de caçar novidades e novos points e swell através do Youtube. Há! Mengão venceu ontem o Nova Iguaçu pelo placar de 3x0 e já está com a mão na Taça, levando esta vantagem para o segundo e decisivo jogo. Ontem, o Pedro entrou para a história do Clube de Regatas do Flamengo ao fazer, de pênalti, o gol 13.000; portanto, o Flamengo é o time que mais gol fez história do futebol. No planeta Terra, time nenhum fez mais gols do que o Mengão. Saudações Rubro-Negras!!! Brasil.
コメント
E ainda acho mais: se o Toledo estivesse nesse mar ele levava!!
O Chalita me pareceu um pouco exagerado, menos profissional nas análises, mesmo tendo razão, acho que exagerou um pouco na emoção
Parece que realmente não querem mais brasileiros no circuito.
O que poderia ser feito é um outro circuito mundial, com outros juízes, com outros lugares para competir, com novas regras, gente realmente empenhada a não denegrir o esporte.
Para mim, a wsl não tem credibilidade desde a olimpíada.
Roubaram o Medina e o cara que venceu, nem era tão bom assim.
Lamentável.
Triste ver que eles fazem o que querem sem explicações..
Medina ganhou sem dúvida alguma.
1- A manobra do Medina foi de alto grau de dificuldade, mas não foi perfeitamente executada. Logo não poderia ser um high score pq se alguém fizesse a mesma manobra perfeitamente executada a diferença da nota tinha que ser absurda.
2- Foi praticamente uma onde de manobra unica: Medina deu uma passadinha depois do drop e ficou acelerando a prancha a onda toda até soltar a manobra imperfeita.
3- Nao houve variação de nada.
Ja o oponente deu varias manobras perfeitamente executadas e o link emtre elas foi perfeito, sem bater prancha, e aproveitou todo o espaco da onda com execução perfeita e tambem com variações.
Na minha opinião nem tem como comparar. A comparação que surge é do aereo. Mas no conjunto da onda, eu acho que nao tem comparação e a onda do gringo foi muito superior.
Além disso eu acho que o Medina realiza manobras muito impressionantes. Mais do que qualquer um. Porem a execução sempre parece “suja”, não é uma execução polida. Eu vejo muita diferença entre as manobras do Medina com as do Yago, Jack Robinson, Felipe Toledo e do Ethan. Todos esses me parecem bem mais polidos na execução. E eu acho que é isso que prejudica o Medina. Sem contar o surf na onda toda, ao invés de sacrificar tudo por uma unica manobra. Os demais que citei parecem surfar com a onda. Ja o Medina tem um repertório tao fera que ele acaba impondo a manobra mesmo que nao fique harmônico com a onda toda. Ele trata onda como uma pista de skate, na minha visão. E sinceramente não entendo muito porque ele ainda nao se ligou nisso porque repertório ele tem de sobra.
Acho que o Medina precisa apenas trabalhar no polimento do seu surf. E nao ficar choramingando dos juizes. Erros podem ter, mas ele tambem tem um dever de casa para fazer.
Acho que o julgamento mudou de uns anos pra cá e ele ta competindo meio fora dessa atualização. O que davam uns anos atrás nao dao mais.
- Concordo que se o full rotation tivesse entrado no somatório, ele teria ganhado! Com certeza, um aéreo bizarro do Medina, não cria o efeito UAUUUU, pois ele sempre faz vários!
Eu já parei de assistir, ao invés de divertir tá irritando .
E mais, e aquela primeira onda do Ethan 8,50 contra o Brian?!?
Brian destriu as suas ondas após esse 8,50 e levou só 7 baixo!
Ethan Campeão de Bells!
1- os gringos estão com medo do mercado de surfe diminuir se americanos e outros gringos não ganharem mais nessa década.
2- Então o mais óbvio é ferrar brasileiros…
3- Acho que nota de surfe deveria demorar mais pro Juíz dar a Nota e usar tecnologia.
4- Um teste pra ver se os juízes não estão fumando baseado, pq se o FDP fumou uma baga antes, pode alterar a capacidade cognitiva naquele momento.
Para mim, sob meu ponto de vista, a WSL, por fatores políticos e econômicos, decide quem vai ganhar. Este é apenas o meu ponto de vista, se jamais ter a pretensão de ser o dono da verdade, mas posso pensar do jeito que quiser, mesmo sabendo que posso estar errado. Mas pra mim a WSL se tornou uma "farsa" no que diz respeito a julgamento e resultados, eu não acredito mais em idoneidade da instituição. Não tenho mais vontade de assistir pq penso que é td previamente decidido contra alguns e a favor de outros. Repito, é só o q penso, e sou só um entre 8 bilhoes de habitantes no planeta, mas ainda tenho direito de pensar como eu quiser. Não sou o dono da verdade, mas é assim que penso. Não tem mais graça assistir os campeonatos da WSL!!
Porque assim como lá, o Andy vinha de um trepeat e seria o tetra e garfaram na cara dura.
Outro dia o Medina foi campeão mundial em pipe e é só assistir pra ver que a nota vem sangrando.
E na ocasião ele ganhou o campeonato, mas não venceu a etapa. Os caras são ruim.
Medina foi garfado sim, e mais uma vez!
Já comentei antes e acredito muito na forma de pontuaçao de esportes como ginastica olimipca e saltos ornamentais, no qual há movimentos obrigatórios e seus devidos graus de dificuldade, bem como suas devidas técnicas de execução. Surfe é um esporte de muitas váriaveis abertas, vento, onda, maré etc e dificulta pra estabelecer critérios assim, mas muita coisa pode ser usada.
Aloha!
#WorldFakeLeague
Claro que na minha opinião o Medina surfou mais, mas quem deu o leke foi o fan dele.
0.49
Por
Marcelo Baglione
“I did the mistake? This is funny. This is the worst judging I have ever seen. It’s bad for the sport. I’ve been through a lot of judging things, but maybe this is the worst one. It’s something that we gotta talk about. We pretend that it’s not happening. It’s happening. It’s bad for the sport. I just hope they can improve and get better. Hopefully they listen more to us, but it is what it is.”
(Gabriel Medina respondendo, de forma civilizada, à deselegante jornazista da WSL que foi venal em sua pergunta)
Cara, revoltante! Eu acompanho o surf, só pra você ter a noção da minha geração, desde os primeiros anos da década de 70. Eu assisti a colocação das estacas do Emissário Submarino que depois se transformou no icônico Pier de Ipanema; point que quando o vento encaixava, era uma das melhores ondas do Brasil. E acompanhei, também, o aterro na praia de Copacabana.
Só mais um pouquinho.
Tentei surfar, mas não consegui. No entanto, sempre arrebentei de peito, pegando onda de jacaré, à esquerda da Garcia ou quando entrava, à direita Anibal, quase ao centro da mesma, além da triangular e tubular onda do canto direito do Pepino. Gostava bastante de pegar na Francisco Otaviano, também, onde o fundo de areia era mais duro e propiciava altas ondas que vinham lá do pontal do Arpex. Logo, eu amava pegar body surf - o jacaré. Ah! No Diabo e na praia da Reserva, ao lado, beach break de areia bem dura. Lá, pegando onda, fui preso uma vez, juntamente com uns amigos. Nossa, bons tempos, grandes lembranças em grandes ondas.
Eu tinha uma Planonda na época. Neste período, um amigo inseparável era amicíssimo de "um cara" que conheci só de apresentar. Este "moleque", baixo, corpo seco, porém forte, tinha uma Copacabana com quilha de madeira adaptada. Rapa, Icaro, o menino simplesmente quebrava o bambu no meio, ninguém conseguia fazer o que ele realiza em cima da sua Copacabana. Sabe quem era este "menino?" Otávio Pacheco, The Legend.
Eu venho desta época. Feitas as apresentações, vamos direto à revolta, à indignação.
O atleta californiano é muito bom, mas eu mandei vários áudios, em torno dos 6 minutos finais, para um amigo que está em Riad (Arábia Saudita), flamenguista, cariocão, dizendo: a bateria não está ganha, porque eles deram um 6.98 pra virada do gringo. Se ele surfar um "embromation", vão passar a mão, lustrar a performance e limarão o Medina, alijando-o da forma mais vil que presenciei até o momento à sua disputa em Bells. Pior de tudo, eu sabia que iria dar ruim já aos 3 minutos. Fiquei nervoso e apavorado, pois o estrago já tinha sido feito, quando os "vendilhões das papeletas" sequer pontuaram o Full Rotation do Gabby.
Há os que dizem que o Medina deveria ter bloqueado. No entanto, por que ninguém fala do score alcançado pelo atleta norte-americano? Onde aquela onda mereceu um 7.47 acima dos 7.10 do Medina? Nunca! Tecnicamente, a performance foi inferior.
Eu percebi que a cama já estava armada, ao ver que o Houshmand, para avançar, precisava de, um resultado muito quebrado, indicando que teria que surfar uma onda que eu não vi, mas que os analfamáticos do STF da WSL viram.
Icaro, isso não é julgamento: é hermenêutica distorcida, manipulada.
Certa vez eu falei contigo e você concordou plenamente: há um método aritmético pronto para desqualificar uma nota alta do Gabriel.
O Sarrafo era 7.10, porém o resultado observado foi um julgamento irresponsável, delinquente.
Perder faz parte do jogo. Contudo, o Gabriel Medina não perdeu: ele foi derrotado pelo neo-inquisicionismo deste Santo e Intocável Ladro Tribunal da WSL que julgou e "justiçou" o Gabriel Medina à fogueira das águas de Bells. Ficou claro: nosso atleta é perseguido, sim. Não há mais desculpas de dizer ou fofocar, choramingar que não é perseguição. Sim! O atual Head Judge no Tribunal de seu Santo Ofício desta organização, o brasileiro Luiz 'Luli' Fernando Steffen Pereira ou o Papa Gregório IX do surf, cumpriu, acatou a missão que lhe foi dada e eliminou o Medina. Ele é uma vergonha para o surf, para o Brasil e todos os amantes do esporte.
Aloha, From Humaitá, Rio
P.S.: não assistirei mais o circuito mundial de surf. Assistirei somente as suas LIVES e outros programas, além de caçar novidades e novos points e swell através do Youtube. Há! Mengão venceu ontem o Nova Iguaçu pelo placar de 3x0 e já está com a mão na Taça, levando esta vantagem para o segundo e decisivo jogo. Ontem, o Pedro entrou para a história do Clube de Regatas do Flamengo ao fazer, de pênalti, o gol 13.000; portanto, o Flamengo é o time que mais gol fez história do futebol. No planeta Terra, time nenhum fez mais gols do que o Mengão. Saudações Rubro-Negras!!! Brasil.